Ir para conteúdo principal

Notícias

WEBINAR SOBRE LINGUAGEM CLARA NA JUSTIÇA DISPONÍVEL NO YOUTUBE

A Direção-Geral da Política de Justiça disponibiliza gravação do webinar “Linguagem Clara: facilidade e rigor na escrita e na leitura” que decorreu no passado dia 16 de dezembro de 2022.

O webinar que teve como foco a simplificação da linguagem nos serviços da justiça e a importância da utilização da linguagem clara nas comunicações com o cidadão e empresas passa agora a estar disponível no canal de Youtube da DGPJ no âmbito do plano de promoção de adoção de uma linguagem clara na área da justiça e de partilha e promoção do conhecimento.

O processo de simplificação da linguagem é um processo contínuo, de aprendizagem e de adaptação das instituições, cujo objetivo final é o de tornar a informação acessível a todos. Linguagem mais clara e simples, texto com maior legibilidade, organização textual mais lógica, que permite identificar facilmente vários tipos de informação, e inclusão de um máximo possível de informação relevante para o leitor, são fatores chave para o sucesso deste processo. Com estas alterações, os cidadãos podem perceber melhor o que lhes está a ser comunicado e podem encontrar a informação que procuram mais rapidamente e sem grande esforço.

Este tema tem vindo a ser trabalhado pela DGPJ nos últimos três anos, em colaboração com a DGAJ e IGFEJ, nomeadamente no contexto da sua aplicação aos formulários de notificação e citação que são enviados aos cidadãos. 

Aceda ao video completo e descubra mais sobre este tema em https://dgpj.justica.gov.pt/Noticias-da-DGPJ/Webinar-sobre-linguagem-clara-na-Justica

 

Voltar para a lista